#Devo Ler? – Os Miseráveis – Victor Hugo

Os Miseráveis (Victor Hugo)

os miseraveis grande

Este foi o livro da minha vida. Meu primeiro clássico, livro que me estimulou a querer mais… a desigualdade e o preconceito é tratado de forma tão intensa que nos faz pensar no verdadeiro sentido da palavra miserável.

Vou contar um pouquinho sobre a história…

Jean Valjean passa anos preso, por roubar um mísero pão, após sair se vê ainda aprisionado pelo preconceito e desconfiança, tendo ainda a perseguição se um inspetor de policia, que acredita que ele sendo um ex-prisioneiro não tem redenção e logo cometeria um novo crime, depois de ser rejeitado por todos acaba sendo acolhido por um bispo, desacreditado, ele decide roubar pratarias do bispo, porem ao ser capturado pela policia, o bispo afirma que as pratarias eram presentes e que ele ainda havia esquecido os castiçais, pela primeira vez depois de sair da prisão uma pessoa demostra compaixão por ele. A narrativa fica ainda mais emocionante quando a vida de Jean Valjean cruza com a de Fantine, mãe solteira que trabalha para sustentar sua filha e após ser dispensada da tecelagem cujo dono era Valjean vai ao extremo pra não deixar que nada falte a sua pequena Cosette.

Ao longo do livro, podemos ver a transformação deste personagem, de um homem sem esperança e descrente para um homem piedoso e amável, que fará de tudo para proteger a jovem Cosette.

É possível se emocionar também através das adaptações de filmes, musicais…mas nada melhor que nos emocionar entre o virar de páginas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *